12 fevereiro 2015

Raiz do problema na Anorexia


>






Uma pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicada em março de 2006 na revista científica Archives of General Psychiatry, sinaliza grande possibilidade de a anorexia estar relacionada à questão genética.

A população estudada foi de gêmeos fraternos e idênticos – ou seja, os que têm as mesmas características genéticas. A anorexia prevaleceu nos idênticos e, a partir das análises estatísticas, os cientistas concluíram que 56% da tendência de desenvolver o distúrbio está relacionada à genética.

Tanto anorexia quanto bulimia podem estar associadas a quadros de depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por exemplo. As meninas que desenvolvem esses problemas são muitas vezes as melhores e mais brilhantes em suas turmas.

“As famílias das pacientes anoréxicas geralmente apresentam preocupação com o corpo e experiência de dieta e fitness. É comum encontrar sintomas de anorexia em mães e irmãs dessas pacientes”, comenta a psiquiatra do HIAE sobre a questão genética.

Mas o estudo não refuta a possibilidade de que o distúrbio seja ocasionado por motivos diversos. Situações estressantes - como mudança de cidade, divórcio e falecimento em família - podem anteceder seu aparecimento.

Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Comment

facebook